segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Jornalista reconhece situação crítica em Garanhuns.

Do Blog de Roberto Almeida:


GARANHUNS TÁ DEVAGAR


Triunfo, pequena cidade do Sertão de Pernambuco, já tem um teleférico há um bom tempo. Tudo indica que Gravatá e Bezerros, no Agreste, também serão contemplados com um equipamento desses,  com tudo para se tornar em mais um atrativo turístico para cada município.

Em Gravatá, segundo foi noticiado, o próprio governador Eduardo Campos estaria apoiando a instalação do teleférico. Em Bezerros a luta é do deputado federal Inocêncio Oliveira que já conseguiu até a visita de técnicos da Secretaria de Turismo do Estado para estudar a viabilidade da obra no distrito de Serra Negra.

Aqui em Garanhuns só Paulo Camelo (PSOL) defendeu projeto semelhante a partir da campanha política de 2004. Levaram o engenheiro na gozação, os municípios menores vão conseguindo e ninguém abre a boca para lutar por um teleférico para a Suíça Pernambucana.

Imagino, com a minha santa ignorância, que se os políticos fortes da cidade se unissem para conseguir esse benefício para a cidade seria moleza. O que há mesmo é desinteresse, talvez porque imaginem que Paulo é quem vai faturar politicamente.

Garanhuns tá devagar mesmo, essa é que a verdade. Não começam o Shopping, faltam indústrias, o centro e a periferia precisam de maiores cuidados e setores básicos, como saúde e educação têm avançado menos do que em alguns municípios pequenos da região.

A produção cultural praticamente estagnou e o turismo se reduz a uns poucos visitantes que vêm ao Hotel Tavares Correia, passam pelo Relógio de Flores, Pau Pombo, Cristo do Magano, Castelo de João Capão e Galeria Mãos da Terra. Mesmo assim saem reclamando do descaso do poder público com esses locais.

É por essas e outras que um estranho à cidade se aventura a ser prefeito sem nunca ter morado aqui nem prestado qualquer serviço à comunidade.

Daqui a pouco até São João consegue um teleférico ali para a área do açude e a gente fica com inveja e chupando o dedo. Não pense que é brincadeira não pois está aí o exemplo de Brejão: graças ao prestígio de Sandoval Cadengue tem conseguido algumas fábricas e já tem até distrito industrial.

Ninguém está contra a cidade. Muito pelo contrário. Estamos apontando essa inércia para que os representantes desta terra se mexam, briguem mais pelo município, consigam teleférico, Samu, fábricas, cobrem o término das obras do Expresso Cidadão (que já funciona em Caruaru há muito tempo), façam projetos que permitam um maior desenvolvimento local e regional.

Como já escrevemos uma vez até no futebol as outras cidades vão nos passando para trás: Belo Jardim, Santa Cruz do Capibaribe, Araripina, Serra Talhada, todos municípios menores que o nosso, movimentam seus estádios aos domingos, enquanto entre nós a AGA e o SETE não passam de uma boa lembrança do passado.

Continuo insistindo na tese: Garanhuns sofre ao mesmo tempo de Mania de Grandeza, com muita gente ufanista e metida a besta sem representar coisa nenhuma; e Complexo de Peter Pan, este instalado nas mentes dos que se recusam a crescer e fazem tudo para termos uma "cidade nanica". Termos o mesmo número de vereadores que Caetés, Jupi e Capoeiras; não permitirmos a construção de prédios de mais de três andares realmente é dose...

Temos geografia privilegiada, lugares belíssimos, um festival cultural grandioso, bons colégios e faculdades (os jovens se formando aqui para buscar emprego lá fora),   algumas cabeças pensantes sedentas para fazer alguma coisa e a cidade perdendo espaço para Gravatá, Bezerros, Vitória de Santo Antão, Santa Cruz do Capibaribe e se não tiver cuidado daqui a pouco Salgueiro, Arcoverde e Belo Jardim também nos passam a perna. Petrolina e Caruaru? Com esses municípios não dá para comparar mais, já se distanciaram bastante da gente.

Tudo isso por causa de um teleférico? Não, senhores. Por tudo que tem acontecido nos últimos anos. Esse equipamento é apenas o símbolo do descaso e da incompetência das classes dirigentes - e não estamos nos referindo só aos políticos.

Tem muita gente que acha Garanhuns um lugar arretado para ganhar muito dinheiro. O cara se dá bem na vida, constrói uma mansão, compra casa na praia e apartamento na capital e o grosso da população que se exploda.

Não podemos ficar nos enganando, cantando os versos daquela música idiota de Benito de Paulo: "Tudo está no seu lugar, graças a Deus..."

As coisas não estão nos seus devidos lugares. Garanhuns merece e pode mais. E para se chegar lá é preciso o esforço de todos nós.  É necessário inteligência e interesse. Mas não só isso. Temos de ter compromisso, visão macro da situação e sobretudo amor pela cidade.


Comentário:


O texto transcrito é com certeza uma realidade e um consenso de grande parte da sua população. O jornalista exprime sua opinião e ao mesmo tempo define uma situação. Essa bandeira da necessidade, exposta pelo blogueiro, leva a conclusão de que Garanhuns deve ter um bom gestor, que leve a essa cidade pólo ao seu lugar de destaque.

5 comentários:

  1. Agora eu quero ver esse jornalista dizer que os políticos de lá são competentes

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkk Antonio João vai chegar em nossa Garanhuns e vai mudar esse quadro.

    ResponderExcluir
  3. Eita jornalistazinho fraco, quando quer uns cobres a mais, publica uma reportagem chantagem pra ganhar dinheiro dos sem futuro de garanhuns. Leda

    ResponderExcluir
  4. Oxi, como pode esse tal de ROBERTO ALMEIDA falar que Garanhuns tem gnt competente para governar a Cidade, se ele mesmo fala que por lá não tem politico, aff que vergonha e esse camarada ainda é Secretario Municipal do governo de Capoeiras.

    ResponderExcluir
  5. esse jornalista e um bbb......................

    ResponderExcluir